CÓDIGO DE ÉTICA

PALAVRA DO PRESIDENTE

O nosso Código de Conduta Ética demonstra a preocupação do KINOPLEX com princípios éticos e morais, com os direitos humanos e a responsabilidade social, além disso, é a forma que encontramos para materializar a missão, visão e os valores da nossa empresa.

Nossos relacionamentos são pautados na ética, visando à sustentabilidade das atividades que orientam e conduzem o nosso negócio.

Por isso, estimulamos o respeito às pessoas, a integridade, a igualdade, a transparência e a legalidade, como base para uma relação de confiança e cooperação. Esperamos que todos pratiquem as diretrizes deste Código de Conduta Ética.


VALORES DA EMPRESA

O KINOPLEX e seus colaboradores seguem, primordialmente, os seguintes valores:


  • Respeito
  • Orgulho da Marca
  • Tradição com Inovação
  • Paixão pelo Cinema
  • Atitude Empreendedora
  • Perseverança

  • ORGULHO DE SER KINOPLEX

    A nossa imagem e reputação é o resultado do esforço e da dedicação de todos nós colaboradores. Nossos relacionamentos com os integrantes internos e externos, e o desenvolvimento diário do próprio negócio são pautados na ética. Valorizamos as relações respeitosas, responsáveis e confiáveis com os diferentes públicos, interno e externo, assim não há ambiente para:

    1. Preferências, favorecimentos, preconceitos ou discriminações em função de: cor, etnia, nacionalidade, religião, idade, gênero, orientação sexual, estado civil, necessidades especiais ou posição social;
    2. Atitudes abusivas contra integridade moral e física de qualquer pessoa, tais como assédio moral, assédio sexual, intimidações ou ameaças.

    Portanto, todos os colaboradores são responsáveis por zelar e manter íntegras a nossa imagem e reputação para garantir a excelência de nossos serviços e proporcionar momentos mágicos aos nossos clientes.


    NORMAS E CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO

    O relacionamento entre os nossos colaboradores é baseado:


    • na legislação nacional vigente, nos normativos internos, no respeito à dignidade, na liberdade de expressão, nos valores sociais e na individualidade de cada um;
    • no respeito mútuo, na honestidade, no profissionalismo, na confiança, na integridade, na igualdade e no estímulo às inovações e ao desenvolvimento profissional.

    Temos como objetivo principal promover um ambiente de trabalho sadio e harmonioso, visando à valorização do ser humano e ao seu bem-estar profissional. Por isso, não aceitamos que nossos colaboradores:

    • tenham um comportamento agressivo, ofensivo, difamatório, ridicularizante, humilhante, calunioso, constrangedor ou violento;
    • pratiquem atos que denotem ou estimulem qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja em meio presencial ou digital, a exemplo de exposição ao ridículo, intimidação, hostilidade, constrangimento em consequência de cor, etnia, gênero, origem étnica, língua, idade, condição econômica, nacionalidade, naturalidade, condição física, mental ou psíquica, parentesco, religião, orientação sexual, ideologia sindical ou posicionamento político;
    • tenham uma conduta abusiva junto aos demais colaboradores, como assédio sexual ou moral, independente se de modo presencial ou pelos meios digitais de comunicação;
    • trabalhem sob o efeito de bebidas alcoólicas ou drogas ilegais, bem como é vedado o seu porte ou consumo em nossas dependências ou com o uso do uniforme;
    • portem qualquer tipo de armamento, seja armas de fogo ou brancas, em nossas dependências, independente de possuir o devido registro;
    • realizem propaganda política, religiosa ou comercial em nossas dependências ou com a utilização de nossos recursos.

    Todo superior hierárquico é responsável por fiscalizar, estimular, orientar e assegurar o cumprimento deste Código de Conduta Ética pelos colaboradores supervisionados. Além disso, deve garantir o conhecimento e a divulgação dos princípios éticos aplicáveis aos relacionamentos internos e externos sob sua responsabilidade, principalmente porque servirá de exemplo para os demais.

    No entanto, os colaboradores não devem executar ordens de superiores hierárquicos ou de qualquer outro colaborador que sejam ilegais ou que causem danos à integridade, imagem, reputação ou patrimônio da nossa empresa, de si próprios ou de outros colaboradores.


    RELAÇÕES COM CLIENTES

    Os clientes são nosso maior patrimônio. Buscamos proporcionar momentos de magia e emoção e fazer a vida deles muito mais feliz! Portanto, é indispensável:

    • repassar informações verdadeiras, claras e no tempo certo ao comercializar nossos produtos e serviços;
    • comercializar produtos com qualidade, peso correto e dentro do prazo de validade, respeitando as leis nacionais e políticas internas;
    • estabelecer relações profissionais e imparciais, independente das condições sociais e qualquer outra característica individual;
    • manter a cordialidade e o respeito como forma de fortalecer o relacionamento e o nosso negócio;
    • garantir a confidencialidade das informações repassadas e recebidas pelos nossos clientes.

    Nossos princípios devem permear todas as relações estabelecidas com os nossos clientes, por isso, não é aceitável:

    • discriminar ou manifestar intolerância, pois além de práticas ilegais, prejudicam a imagem das pessoas e ferem sua dignidade;
    • sobrepor interesses pessoais aos interesses dos clientes ou, ao contrário, favorecer clientes em detrimento de outros;
    • burlar dispositivos legais ou regulamentos internos para beneficiar clientes com os quais se mantém relações pessoais;
    • realizar qualquer pagamento impróprio com o intuito de facilitar a venda de nossos produtos ou serviços, mesmo se nós perdermos oportunidades de negócio.
    • ter uma conduta abusiva com nossos clientes, como assédio sexual ou moral, independente se de modo presencial ou pelos meios digitais de comunicação;

    RELAÇÕES COM FORNECEDORES

    Nossos fornecedores desempenham um papel muito importante na cadeia de valor do nosso negócio. Por isso, é fundamental que as relações estejam baseadas na transparência, no respeito, na confiança e no bom relacionamento comercial.

    Buscamos vantagens competitivas, mútuas e perenes, baseadas em condições contratuais e prazos de entrega, com observância nas especificações técnicas, padrão de qualidade dos produtos e nível de serviços contratados.

    Para isso é fundamental:

    1. cumprir a legislação vigente, as normas internas e as melhores práticas de mercado relativas aos processos de contratação;
    2. proporcionar oportunidade e tratamento iguais a todos, utilizando-se apenas de critérios técnico-comerciais no processo de credenciamento e seleção dos fornecedores;
    3. buscar a imparcialidade nas negociações e na gestão dos contratos, visando garantir a melhor relação custo-benefício;
    4. preservar o sigilo das informações compartilhadas e das transações comerciais realizadas.

    O fornecedor, desde que previamente autorizado formalmente pelo nosso Departamento de Marketing, poderá utilizar as campanhas publicitárias e demais artes desenvolvidas em parceria em seu portfólio.

    Estimulamos e promovemos a livre concorrência, sem interferência nas demandas e ofertas do mercado. Sendo assim, não admitimos:

    1. indução ao descumprimento da legislação vigente;
    2. o recebimento de favores de quaisquer tipos do fornecedor, visando estreitar relações internas ou externas para influenciar na tomada de decisão ou vislumbrar um tratamento diferenciado;
    3. que fornecedores falem em nome de nossa empresa ou utilizem as nossas marcas, com exceção de quem seja contratado para tanto;
    4. a realização de qualquer prática de corrupção, direta ou indiretamente, para acelerar procedimentos públicos ou burlar dispositivo legal;
    5. uma conduta abusiva com nossos fornecedores, como assédio sexual ou moral, independente se de modo presencial ou pelos meios digitais de comunicação;
    6. o recebimento ou oferecimento de brindes ou gratificações não mencionadas no item Brindes, Eventos e Presentes.

    RELAÇÕES COM CONCORRENTES

    Estimulamos e respeitamos a livre iniciativa e a concorrência leal, por meio de negociações comerciais e estratégias competitivas de acordo com a lei de defesa da concorrência no Brasil. Por isso, tratamos nossos concorrentes com respeito profissional para receber o mesmo tratamento por parte deles.

    Dessa forma, não é permitido:

    • realizar comentários que desabonem a imagem de nossos concorrentes ou que possam contribuir para disseminação de boatos, por qualquer meio, inclusive nas mídias sociais;
    • enviar informações internas ou confidenciais ou discutir assuntos internos com os nossos concorrentes, salvo neste último caso em associações de defesa de interesse do setor;
    • obter informações de nossos concorrentes por métodos escusos.

    RELAÇÕES COM ÓRGÃOS PÚBLICOS

    Nossas relações com os Órgãos Públicos são pautadas pela transparência e pela legislação que estabelece a atuação das autoridades públicas. Acreditamos que temos um papel importante na prevenção e combate à corrupção em nossa Sociedade, por isso cada negociação é cuidadosamente avaliada, evitando qualquer suspeita de favorecimento ou corrupção. Buscamos assegurar a construção de relacionamentos francos, íntegros e contributivos. Desse modo é indispensável:

    • exercer uma conduta profissional e íntegra nas relações com as autoridades públicas;
    • manter isenção em relação à política e evitar manifestações institucionais sobre decisões ou atuações de agentes públicos.

    Incentivamos e promovemos boas práticas corporativas internamente e exteriorizamos estas práticas para os nossos clientes e fornecedores, visando a uma conduta responsável e comprometida com nossos valores éticos. Sendo assim, não admitimos:

    • privilegiar agentes públicos em virtude da função exercida, mesmo que para beneficiar a empresa;
    • corromper agentes públicos ou candidatos a cargos eletivos para favorecer nosso negócio, agilizar procedimentos ou realizar obrigações legais por meio de presentes, promessas, privilégios ou vantagens pessoais, uma vez que os efeitos legais dessas ocorrências são de conhecimento geral;
    • • prestar auxílio aos Órgãos Públicos, exceto quando solicitado por ofício formal, em benefício à comunidade local, após autorização da Diretoria.

    RELAÇÕES COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

    Os meios de comunicação como televisão, rádio, internet e mídias sociais são fundamentais para fortalecer a nossa imagem. Desse modo, mantemos um canal de atendimento à imprensa composto de profissionais devidamente capacitados e autorizados para preservar nossa imagem e estabelecer um relacionamento transparente, objetivo e verdadeiro na divulgação de informações.

    Visando à continuidade deste relacionamento respeitoso e pautado na ética, é fundamental:

    • garantir o direito de liberdade de expressão responsável;
    • estabelecer um atendimento eficaz e respeitoso com os profissionais de imprensa;
    • garantir que apenas os colaboradores autorizados pelo Departamento de Marketing ou Diretoria emitam opiniões ou declarações em nome da empresa.

    Sendo assim, não é permitido:

    • que pessoas não autorizadas estabeleçam contato com profissionais de imprensa para dar entrevistas ou prestar esclarecimentos em nome da empresa;
    • que profissionais de qualquer meio de comunicação gravem (áudio ou vídeo) ou fotografem nossos colaboradores ou as dependências de nossa empresa (ou cinemas) sem autorização formal do Departamento de Marketing;
    • prestar informações em detrimento de nossos concorrentes ou terceiros, mesmo que estas possam gerar algum benefício ao nosso negócio.

    Esclarecemos que o contato com a imprensa é realizado apenas pela Presidência, Diretoria, Departamento de Marketing ou pessoas por eles designadas.


    RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE E COMUNIDADE SOCIAL

    Sabemos que conservar o nosso meio ambiente é fundamental. Por isso, além do cumprimento da legislação ambiental, estimulamos o consumo consciente junto aos nossos colaboradores.

    Reconhecemos o valor da Comunidade onde atuamos para o crescimento de nosso negócio. Procuramos contribuir para o desenvolvimento social local, por meio de parcerias com órgãos públicos e organizações não governamentais que apoiam o reconhecimento de necessidades e a identificação de valores sociais, a promoção da cultura e o entretenimento, a fim de favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional e a melhoria das condições de vida.

    Para garantir a confiança e integridade de nossas atividades, não admitimos apoio, patrocínio ou pedidos de doações de qualquer natureza em nome da empresa para realizar eventos ou campanhas sem autorização do Departamento de Marketing.

    SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E PROMOÇÃO DE COLABORADORES

    Asseguramos a igualdade, isenção e transparência, sem discriminação de qualquer natureza nos processos de seleção, contratação e promoção de nossos colaboradores.

    Os candidatos e colaboradores sempre são avaliados conforme suas competências técnicas e profissionais e de acordo com os requisitos exigidos para o cargo.


    CONFLITO DE INTERESSES

    Todas as nossas relações internas e externas são baseadas na integridade, na transparência, na reciprocidade e no respeito aos princípios éticos.

    As decisões profissionais de nossos colaboradores devem ser livres, e estar sempre baseadas neste Código de Conduta Ética e na defesa dos interesses da empresa. Por isso, não aceitamos:

    • que as decisões sejam influenciadas por relações ou interesses pessoais ou de terceiros;
    • o exercício de outras atividades que possam ser concorrentes ou que comprometam as suas responsabilidades com a empresa;
    • a participação em atividades político-partidárias ou quaisquer outras como jantares, eventos ou confraternizações, que possam comprometer a imparcialidade da empresa;
    • que nossos recursos sejam utilizados para fins particulares ou benefício de terceiros;
    • que nossos colaboradores prestem serviços ou ocupem cargos em nossos fornecedores ou concorrentes.

    Os colaboradores devem informar os seus superiores hierárquicos ou realizar uma denúncia no Canal de Ética KINOPLEX de situações que possam caracterizar conflito de interesses.


    SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

    Nossas informações ou aquelas sob nossa custódia são consideradas confidenciais e devem ser protegidas de acordo com sua necessidade. Consideramos confidenciais dados pessoais e sensíveis de nossos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, sendo o acesso autorizado apenas para quem tem necessidade de conhecê-los em razão da atividade profissional exercida na empresa.

    Nossos colaboradores têm o dever de proteger e manter o sigilo das informações que tiver acesso em razão das suas atividades profissionais na empresa. Não deve utilizá-las ou divulgá-las indevidamente, mesmo após o término do vínculo contratual mantido conosco.

    Qualquer informação disponibilizada por nossos fornecedores é confidencial e não pode ser utilizada em proveito próprio ou de terceiros, salvo com expressa autorização da Diretoria.

    Nossos colaboradores também devem zelar pela proteção dos direitos de propriedade intelectual, incluindo marcas, patentes e demais sinais distintivos, como o nome institucional, logotipo, nome de domínio e demais elementos de identidade visual.

    A empresa é proprietária de toda informação ou resultado oriundo das atividades profissionais de nossos colaboradores, ou que tenham sido desenvolvidos com o uso de nossos recursos.


    USO DOS RECURSOS

    Nossos colaboradores devem:

    • fazer uso ético, seguro e legal das informações e dos recursos disponibilizados pelo KINOPLEX, de forma exclusivamente profissional e de acordo com o interesse da empresa, respeitando os nossos normativos internos.
    • excluir qualquer possibilidade de uso dos nossos recursos, por exemplo, para acesso a conteúdos pornográficos, obscenos, imoral, ofensivo ou que desrespeitem a privacidade ou intimidade de terceiros;
    • ser responsáveis pelo uso e sigilo das senhas de acesso ao sistema e equipamentos, não sendo permitido compartilhar, revelar, salvar, publicar ou fazer uso de credenciais de terceiros;
    • zelar pela correta utilização, integridade e preservação de nossos recursos e instalações, por exemplo energia elétrica, papel, telefone e água.

    BRINDES, EVENTOS E PRESENTES

    Incentivamos a participação de nossos colaboradores em eventos de entretenimento ou cerimoniais relacionados ao nosso negócio ou resultantes dele, além do aprimoramento intelectual e profissional.

    Devemos eliminar qualquer situação que possa interferir em nossas decisões ou causar algum descrédito ao colaborador ou à empresa em função da postura apresentada ao receber cortesias, brindes, presentes, gratificações, descontos em transações de caráter pessoal, viagens, entre outros.

    Desta forma, é nossa responsabilidade não aceitar e nem oferecer, direta ou indiretamente, favores, dinheiro ou presentes de caráter pessoal que possam afetar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros.

    É vedado aos nossos colaboradores sugerir ou aceitar participações, comissões ou outra forma de remuneração pessoal relacionada a qualquer transação ou negócio envolvendo a empresa, salvo práticas de mercado controladas e autorizadas pela Direção.

    CORRUPÇÃO E FRAUDE

    Estamos em conformidade com a legislação de combate à corrupção no Brasil. Repudiamos toda e qualquer forma de corrupção, fraude, suborno, favorecimento, extorsão, recompensa e propina nas relações comerciais que estabelecer ou durante qualquer processo de negociação.


    CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

    É obrigação de todos os colaboradores e fornecedores estarem cientes e cumprirem este Código de Conduta Ética, em todas as relações e atividades profissionais ou que envolvam a nossa empresa.


    VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

    Quaisquer atitudes contrárias ao estabelecido por este Código de Conduta Ética, inclusive a tentativa de burla, são consideradas violações e estão sujeitas à análise do nosso Comitê de Ética para aplicação das sanções cabíveis, a exemplo de advertência verbal ou escrita, suspensão e até rescisão contratual, conforme a natureza e gravidade da conduta, sem prejuízo de eventual instauração de procedimentos judiciais ou administrativos.

    CANAL DE DENÚNCIA E DÚVIDAS

    Os casos de violação ou suspeita de violação ao estabelecido por este Código de Conduta Ética ou demais normativos da empresa, devem ser imediatamente reportados ao Canal de Ética KINOPLEX:

    Website: www.linhaetica.com.br/etica/kinoplex

    E-mail: kinoplex@linhaetica.com.br

    Telefone: 0800 721 9566

    Caixa postal: 79518

    No caso de dúvidas ou questões não reguladas por este código, os colaboradores poderão consultar suas chefias imediatas ou submetê-las por escrito ao Comitê de Ética através do Canal de Ética KINOPLEX.

    O canal de denúncia é administrado pela empresa KPMG, que recebe a denúncia e realiza uma análise prévia antes de encaminhá-la para o Canal de Ética KINOPLEX.

    As denúncias são registradas e analisadas pelo Canal de Ética KINOPLEX com imparcialidade, prezando pelo sigilo da identidade do denunciante e das informações prestadas.

    A gestão do Código de Conduta Ética caberá ao Comitê de Ética, aprovado pelo Conselho de Administração. O Comitê será composto por:

  • RH
  • Financeiro
  • Operações
  • Auditoria
  • Jurídico
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